Dicas: Trilhas

"Não passar por baixo, quando se pode passar por cima,
e não passar por cima, quando se pode passar ao lado"

hiking
Caminhar na selva, escalando os penhascos e montanhas ou explorando cavernas, vem sendo uma das atividades mais desenvolvidas por aqueles que querem ter uma aproximação maior com a natureza, longe das grandes cidades.

Para melhor aproveitar as trilhas, evitando a fadiga desnecessária, devemos tomar alguns cuidados.

Nas trilhas abertas caminha-se à vontade.

Em trilhas sinuosas e penhascos, deve-se caminhar em fila indiana, mantendo a uniformidade da fila, não se deve passar à frente do guia. Com uma vegetação rasteira, uma mata mais fechada, devemos caminhar com uma ligeira distancia para evitar as "chicotadas" do mato, seguindo olhando para o chão, desviando dos obstáculos.

Nas subidas as distancias diminuem para evitar as pedras que eventualmente rolam. O corpo mantém-se inclinado para a frente, os pés pisam firme no chão, mantendo a marcha regular, para evitar a fatiga. Nas descidas, a distancia aumenta um pouco, para que, se alguém escorregar, não provoque o "efeito boliche" sobre os demais e ainda possa ser amparado pelo que estiver à frente ou segurado pelo que estiver atrás. Firmam-se os calcanhares no chão para adquirir mais firmeza nas descidas íngremes.

Nas caminhadas noturnas, mantém-se a fila indiana, todo bem próximos uns dos outros e em silêncio. A pessoa da frente sempre avisa de eventuais obstáculos. Carregar também uma lanterna.


Algumas dicas foram retiradas do Guia S.O.S. Ecológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário